PE das Furnas do Bom Jesus
SP

estatísticas da área

Espécies registradas::
103
Espécies com foto:
101
Espécies com som:
5
Total de registros:
245
Total de fotos:
240
Total de sons:
5

primeiros registros fotográficos

enferrujado
Marcio A. Cardoso
sanhaço-de-fogo
Marcio A. Cardoso
acauã
Giovani Almeida
gritador
Giovani Almeida
risadinha
Marcio A. Cardoso

primeiros registros sonoros

corruíra
Marcio A. Cardoso
tuim
Marcio A. Cardoso
falcão-relógio
Miguel Veronez
chibum
Miguel Veronez
gavião-de-cauda-curta
Miguel Veronez
Áreas de Observação

Parque Estadual das Furnas do Bom Jesus

O Parque Estadual Furnas do Bom Jesus foi criado visando “a preservação dos ecossistemas, das espécies vegetais e animais e dos seus habitats, dos sítios geomorfológicos e proteção das paisagens naturais de grande valor cênico” de que é possuidor, bem como para ser “posteriormente aberto à pesquisa científica, a visitação e lazer públicos” (Artigo 2º do Decreto nº 30.591, de 12 de outubro de 1.989).

Situado no município de Pedregulho, região noroeste do Estado de São Paulo, essa unidade de conservação de proteção integral possui área de 2.069,06 hectares cujo relevo apresenta-se em forma de canyon, com declives de até 200 metros.

Essa formação geomorfológica e a existência de vários cursos d’água na parte superior da área explicam a existência de sete cachoeiras no interior do parque, com quedas nas escarpas do canyon, algumas com altura superior a 130 metros.

CLIQUE AQUI para ver um vídeo da Cachoeira do Malta.

A maior e a menor altitudes na área do parque são, respectivamente, 1.050 e 700 metros. A vegetação da parte mais alta é do bioma Cerrado, sendo certo que à medida em que se caminha na direção das encostas surgem suas várias fisionomias, desde Campo Sujo, campo limpo, Campo Rupestre, Cerrado Típico e Cerradão. Nas escarpas encontra-se a Floresta Estacional Semidecidual e ao longo dos cursos d’água que singram as partes mais baixas do canyon existem Matas Ciliares.

CLIQUE AQUI para ver belas imagens das Furnas do Bom Jesus.

Segundo a Fundação Florestal, “Entre as principais espécies da flora, encontramos: angico vermelho, dedaleiro, ingá, pombeiro, perobapoca, capororoca, aroeira, pau terra mirim, pau terra areia, pau de tucano, manjoleiro, jacarandá mimoso, murici, araçá, gabiroba, jerivá, macaúba, juçara, cedro, barbatimão, lixeira, ipê branco, ipê roxo, ipê amarelo de cerrado. A fauna apresenta exemplares de animais silvestres, como: tamanduá bandeira, tamanduá mirim, lobo guará, veado campeiro, veado mateiro, onça parda, macaco prego, mico estrela, jaguatirica, capivara, ariranha, raposa, cotia, e outros, além de diversas espécies de pássaros como mutum, tucano, pica-pau, gaviões, jacu, sanhaço, azulão, urubu-rei, canário, sabiá laranjeira, saíra, maritaca, papagaios, …, e grande diversidade de répteis e anfíbios”.

O Plano de Manejo do parque encontra-se em elaboração (consulta em 02/02/12).

Levantamentos oficiais de flora e fauna não foram localizados na Internet.

O Centro de Estudos Ornitológicos, em observação de campo realizada nos dias 03 e 04/12/2011, listou 66 espécies de aves no parque. CLIQUE AQUI para conferir.

História

Como foi formada, eventos relevantes…

Infra-estrutura

Alojamentos, áreas de camping, opções para alimentação…

Últimos registros fotográficos

Últimos registros sonoros

Referências